A Novena a São José Operário

CANTO DE ENTRADA
Reunido o povo, o sacerdote dirige-se a imagem de São José

SAUDAÇÃO
Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz,            
enquanto o celebrante diz:

Pres.: 
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟.: Amém.

O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:

Pres.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


Queridos Irmãos e Irmãs.....  

Faz-se uma breve saudação

NOVENA
Inicia-se a novena

        Pres.:
 São José, pelo trabalho das tuas mãos e pelo suor do teu rosto, sustentaste Jesus e 
Maria, e            tiveste o Filho de Deus como teu aprendiz.

        ℟.: São José interceda por nós

  1. Pres.: Ensina-me a trabalhar como você fez, com paciência e perseverança, por Deus e por aqueles a quem Deus me deu para sustentar.

    ℟.: São José interceda por nós

    Pres.: Ensina-me a ver nos meus funcionários e colegas de trabalho o Cristo que deseja estar neles, para que eu seja sempre caridoso e tolerante com todos.

    ℟.: São José interceda por nós

    Pres.: Concede-me que olhe para o trabalho com os olhos da fé, para que nele reconheça a minha participação na atividade criativa de Deus e na obra de Cristo para a nossa redenção, e assim me orgulhe dele.

    ℟.: São José interceda por nós

    Pres.: Quando for agradável e produtivo, lembre-me de agradecer a Deus por isso. E quando for pesado, ensina-me a oferecê-lo a Deus, em reparação pelos meus pecados e pelos pecados do mundo.

    ℟.: São José interceda por nós

    Pres.:Ó bom pai, São José! Rogo-lhe, com todos os seus sofrimentos, tristezas e alegrias, que obtenha para mim o que agora peço: (faça seu pedido). Obtenha para todos aqueles que pediram minhas orações tudo o que lhes for útil no plano de Deus. Esteja perto de mim nos meus últimos momentos para que eu cante eternamente louvores a Jesus, Maria e José. Amém.


    Oremos.  Ó Deus, que por uma inefável Providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. 
    .:Amém.

     ORAÇÃO FINAL
      (Para todos os dias)

    Pres.:  Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Eterno Pai, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria; louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer que alguém tenha recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pecadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que vos peço nesta novena. Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor.
    .:Amém

    BÊNÇÃO FINAL
     (Orações sobre o povo)

    Segue-se o rito de despedida. O presidente, abrindo os braços, saúda o povo:
    Pres.: O Senhor esteja convosco.
    ℟.: Ele está no meio de nós.
    Pres.: A bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
    ℟.: Amém.
    Depois, o diácono ou o próprio presidente diz ao povo, unindo as mãos:
    Diác. Ou Pres.: Glorificai o Senhor com a vossa vida; Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
    ℟.: Graças a Deus!